Pausas Excessivas dos Motoristas podem custar milhares em prejuízos

Existem razões de inatividade de uma frota de que normalmente ninguém se lembra, como por exemplo:


•    Tempo
•    Intervenções da empresa 
•    Reboque
•    Licenças
•    Trânsito


Embora algumas coisas possam ser evitadas, como o reboque, o tempo em demasia com paragens, outras são impossíveis de controlar, como o transito ou as condições climatéricas.

Categorias de custo


Os custos das frotas inserem-se normalmente em uma de duas categorias: visíveis e invisíveis. Os custos visíveis incluem os custos operacionais em geral, como combustível, manutenção e seguro. Os custos invisíveis não são tão óbvios e, por vezes, são difíceis de antecipar.
É difícil estabelecer um orçamento para os custos invisíveis, até porque estes custos não implicam própriamente dinheiro. Quando um motorista e veículo estão parados, a empresa incorre em custos de inatividade, que podem aumentar significativamente os custos operacionais de uma frota.


Um exemplo: um motorista com um salário de cerca de 35,000 euros que trabalha 260 dias por ano, oito horas por dia. É responsável por uma receita anual de cerca de 1,000,000 euros – com uma margem de lucro na ordem dos 5% para a empresa.


O custo por hora do motorista é de 16.83 euros e o custo por hora por perda de receita é de 22.90 euros, o que faz com que o custo horário total por cada hora de inatividade atinja os 39.73 Euros. Embora este número, por si só, não pareça alarmante, a velocidade com que ele pode aumentar é surpreendente.


Cerne da questão: uma frota com 500 unidades e motoristas em número idêntico, com uma média de seis períodos de inatividade de 90 minutos cada por unidade, por ano, resulta num custo de inatividade anual de aproximadamente 178,785 Euros. Isto é um custo substancial que, muitas vezes, podia ser evitado.


Reduzir a inatividade
A chave é a atenuação dos tempos de inatividade, quer se trate de empresas de transportes de mercadorias ou com uma equipe de comerciais na rua. Um sistema de controle por telemática poupará dinheiro a manterá a frota em constante atividade. A otimização dos veículos é um fator crítico para assegurar uma atividade eficiente da frota. Isto ajudará a aumentar a percentagem de tempo de atividade dos veículos.
Numa sondagem que realizamos no verão passado, percebemos que os veículos sujeitos a um programa de manutenção preventiva têm menos cerca de 20% de tempos de inatividade.


Hoje em dia, as frotas podem beneficiar de um sem número de tecnologias que proporcionam informação e dado em tempo real. Estes sem número de soluções poderá ajudar a melhorar a manutenção do veículo, agendar serviços e determinar tempos de intervenção, ao identificar possíveis problemas antes que estes se tornem graves.


A integração da telemática também permite detetar a forma como um veículo é conduzido e fornece dados em tempo real de elementos como o consumo de combustível. Isto ajuda na otimização da frota e na mudança de rota, sempre que necessário ou na deteção de desperdícios de combustível.


A Telemática pode também auxiliar em questões de conformidade, que incluem políticas governamentais ou privadas da empresa. Garantir que os veículos da sua frota estão de acordo com os regulamentos também ajuda na diminuição dos tempos de inatividade.


Planeamento
Em geral, os orçamentos de operação das frotas são atualmente mais apertados do que nunca. O tempo passado em oficina, em vez da estrada, traduz-se em perdas nas vendas e menos tempo dedicado ao cliente, que acabam por se tornar em prejuízo.
Grande parte das vezes, os custos de inatividade podem ser evitados mediante uma planificação e manutenção adequadas. Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença a nível financeiro.
Embora algumas causas de inatividade estejam totalmente fora de controlo, uma boa gestão e compreensão dos custos visíveis e invisíveis associados à inatividade pode contribuir para uma melhor produtividade da sua frota e dos seus motoristas.